Palavra Pastoral aos Maridos e Esposas

“Preciso cuidar da minha própria família.” ( Palavra pastoral aos maridos )
Depois de servir a Labão 14 anos e ajudá-lo a enriquecer, Jacó teve filhos com Lia, com Raquel e com as servas de ambas. Seu último filho nasceu de Raquel; José.
Numa conversa com Labão, após o nascimento de José, Jacó pediu para retornar à sua terra, com suas mulheres, filhos e o resultado de seu trabalho ( Gên. 30.25,26 ). Labão rogou que ele ficassse e ofereceu pagar-lhe o salário que desejasse.
Nessa hora, preparando o caminho para fechar um acordo de trabalho a partir da proposta de Labão, Jacó fez esta extraordinária declaração: “Mas agora preciso cuidar da minha própria família.” ( Gen. 30.30b – NTLH ). A história tem desdobramentos e pode ser lida na sequência do texto, mas é meu desejo ater-me a essa expressão de Jacó.
Chega um tempo na nossa vida de homens casados, que precisamos entender a necessidade de priorizarmos a nossa família. Para cada homem o tempo da maturidade chega em uma época e de uma forma, mas só será feliz o que entender, o quanto antes, que sua maior responsabilidade diante de Deus é cuidar de sua família que, de acordo com a Bíblia, é constituída dele ( marido ), sua esposa e seus filhos ( Gen. 2.24; Mt. 19.5; Sl 127.3 ).
Mesmo vivendo num país onde o casamento tem sido questionado, a família é atacada de todas as formas e, recentemente, até o conceito de família tem sofrido golpes para ser modificado. Devemos continuar do lado da Palavra de Deus, tanto no que tange á definição e constituição da família, quanto no dever de cuidar, com prioridade, de nossas próprias famílias espiritual, emocional, relacional e materialmente.
Queridos maridos, vamos cuidar bem de nossas famílias!
Você está edificando ou derrubando a sua casa? (Palavra pastoral às esposas)
“Toda mulher sábia edifica sua casa; a insensata, porém, com as mãos a derruba.” ( Prov. 14.1 )
A resposta a essa pergunta revela se predomina sabedoria ou insensatez na vida de uma mulher casada. Edificar na Bíblia tem o sentido de construir, verbo transitivo direto que significa “criar juntando materiais variados em determinada forma, seguindo determinado projeto.”
Deus tem um projeto para cada lar, que precisa levado a efeito por mulheres cheias de sabedoria. O foco do teto não é nem a presença ou ausência da mulher na casa nem o lançar, unicamente sobre seus ombros, o dever de dar suporte à família. O texto, isto sim, lança luzes sobre a influência da mulher na edificação de um lar.
Trabalhar fora ou dentro de casa, ou fazer ambos, não deve impedir que a mulher sábia exerça influência construtiva na sua família. Seus papéis de esposa e mãe nunca poderão se desemenhado por outra pessoa. E mais, só a mulher foi feita por Deus para desempenha-los.
Com sabedoria, ela abençoa o seu marido, influenciando-o a ser um homem de Deus corajoso, trabalhador, fiel e vencedor. Com a mesma sabedoria, ela influencia seus filhos, abençoando-os com conselhos, educação, exemplo e auxílio, para que se tornem pessoas íntegras, responsáveis, dedicadas e cheias de amor por Deus e por sua igreja.
Que Deus desperte cada esposa de nossa igreja, a valer-se da sabedorira do alto para que sua casa seja edificada… Jamais derrubada por insensatez!


Por: L.D. em 02/08/2011 – 10:33