“…Pai pela quinta vez, com a sexta mulher ”

Está quase completando um ano que a revista Veja publicou, nas páginas amarelas, uma entrevista com o psicanalista francês Charles Melman, que estava à época para vir ao Brasil participar de um seminário promovido pela associação psicanalítica Tempo Freudiano e para lançar seu livro, A Prática Psicanalítica Hoje. Uma de suas declarações, que inclusive inspirou o tema da entrevista – “A família está acabando” – foi muito instigante: “Pela primeira vez na história, a instituição familiar está desaparecendo, e as conseqüências são imprevisíveis. Impressiona que antropólogos e sociólogos não se interessem por isso”.
Acontece que sabemos que a família não vai acabar. Pelo menos enquanto a igreja e a fé cristã estiverem vivas. Porém, mesmo tendo esta convicção, às vezes ficamos muito pessimistas a respeito da sobrevivência da família em ambientes e contextos não influenciados pelos valores da fé cristã conforme podem ser aprendidos na Bíblia. Explico:
A revista Caras ( Edição 797, publicada em 06/02/2009 ) trouxe como matéria de destaque principal o título desta pastoral precedido do nome do ator Fábio Jr. Note-se que a matéria é celebrativa; mas no afã de celebrar o nascimento do filho do ator, a revista traz de carona para a festa o fato “absolutamente normal” de um homem de 55 anos ter se casado, até então, já por seis vezes. Com a sexta esposa ( que tem 20 anos a menos que ele e 9 a mais que sua primeira filha ) se fez pai pela quinta vez.
Quando a gente vê a mídia epigrafando notícias desse jaez, pensamos que a família está mesmo acabando. Pelo menos em determinados nichos da sociedade, mormente os constituídos por gente que, pelo prestígio e destaque que ostentam, em função da exposição intensa e das funções que exercem, deveriam ser exemplos para os mais jovens. Esse tipo de coisa faz qualquer um descrer na sustentação da família.
O que suporta nossa fé é a certeza que temos na subsistência feliz e abençoada da família naqueles contextos onde os valores do reino de Deus são preservados e ensinados aos filhos. Nas famílias genuinamente cristãs há sempre tempo para oração e leitura da Palavra de Deus; a freqüência à igreja, o estudo sistemático da Bíblia e adoração comunitária fortalecem sua fé e a preparam para os embates visíveis e invisíveis. Tudo a partir da Palavra de Deus que diz: “E Deus disse: Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu.” ( Mateus 19.5,6 – NTLH )

Parabéns aos que são pais e mães pela 2ª, 5ª, 7ª ou quantas forem as vezes… Mas com o mesmo cônjuge, para quem disse SIM, no altar de Deus!