O Morro do Bumba e a Palavra de Deus

Nossa cidade e, em especial, o nosso bairro, vivem dias muito difíceis. Talvez os mais difíceis de toda a história de Niterói. São mais de 100 mortes em Niterói e o deslizamento no Morro do Bumba já é uma das maiores tragédias do Brasil. A imprensa anunciou que perto de 45 casas foram soterradas e outras 75 precisaram ser desocupadas. Estima-se algo em torno de 200 pessoas soterradas. Uma situação dramática e inédita para quem tem menos de 45 anos de vida.

A tragédia nos conclama à solidariedade e à mobilização em favor aos mais alvejados. Devemos orar e ajudar em tudo que pudermos na minoração da dor dos que sofrem.
A tragédia também nos oportuniza pelo menos uma importante reflexão à luz da Palavra de Deus:
Em que bases você está construindo a sua vida?
As casas que foram soterradas no Morro do Bumba estavam construídas não sobre terra firme, mas sim sobre um antigo lixão desativado há muitos anos. Edificar uma casa em bases frágeis é uma operação de altíssimo risco. Construir a vida hoje em bases vulneráveis pode representar desastre existencial irrecuperável no futuro. “E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mateus 5.26 e 27).
Não basta uma casa aparentemente segura, é preciso uma casa segura de verdade em bases sólidas. Não basta um vida de aparências, ainda que lindas e inejáveis, o que vale é uma vida edificada na base sólida da Palavra de Deus. “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” (Mateus 5.24 e 25).

Pense sua vida a partir da base… Construa sua vida na Palavra de Deus!