IV Epístola Missionária

Lécio, rendido sem reservas ao senhorio de Jesus Cristo, submisso e irreversivelmente entregue aos desígnios do Evangelho da graça de Deus, nosso Senhor; aos santos e amados irmãos em Cristo Jesus, cooperadores fiéis e companheiros em minhas lutas pela salvação dos homens, especialmente nas terras longínquas do Oriente Médio. Graça, paz, saúde e alegria no Espírito Santo sejam sobre todos agora e para sempre.
Cumpri-me, compungido pelo desejo incontido de compartilhar as bênçãos que o Senhor tem derramado em mim e através de mim, bem como através da vida de todos os meus companheiros de missão, iniciar este relato louvando a Deus pelo grande milagre que aconteceu em Duhok. No almoço a que me em minha última carta, o vice-governador de Duhok anunciou que o governador da cidade decidiu assinar a aprovação para o funcionamento da ONG e ainda doar o terreno para a edificação de um complexo envolvendo um centro social e educacional, um projeto esportivo e ainda o templo da Primeira Igreja Batista de Duhok.
Amados, Deus é mesmo grandioso, do nada fez todas as coisas, e ainda as faz na manifestação do seu poder e na revelação da sua vontade. Deus moveu o coração de um homem muçulmano como moveu o de Faraó nos dias de Moisés, servo do Deus altíssimo. Esse homem usando sua autoridade e seu poder acabou de escrever uma das mais lindas páginas da história da expansão do Reino de Deus no Iraque. Folgo que a igreja, amada e carinhosamente chamada Dois de Julho, tenha feito parte desta história através da minha vida, mesmo que limitada pela natureza pecaminosa e pela fragilidade da minha humanidade, mas enriquecida pela graça e pelas misericórdias daquele que renova para conosco o seu amor e o seu poder.
Os milagres não pararam aí. Saímos de Duhok e incursionamos par ao extremo norte do Iraque, onde visitamos três cidades onde o Evangelho já está dando frutos. Primeiro chegamos a Zakho, onde nosso obreiro Moisés lidera um trabalho com muitos jovens convertidos e sendo discipulados. Na igreja que se reúne em sua casa prestamos culto a Deus e. após a pregação do Evangelho, um jovem aceitou Jesus como seu salvador pessoal.
Amados, saindo da casa de Moisés um dos pastores de nosso grupo estava conversando com uma jovem na casa vizinha. Como sentiu dificuldades com o idioma, pois tentava comunicar-se em inglês, mas não conseguia falar tudo o que pretendia, chamou-me para ajudá-lo. Amados, foi maravilho interpretar o pastor, explicando o plano de Deus para aquela jovem. Ao final eu tive a oportunidade de lançar o apelo e, pela graça do Senhor, vimos mais aquela vida jovem render-se ao Salvador. Aleuia!
De Zakho partimos para Telheskof, onde nosso obreiro Khaled Marouki, pastoreia um grupo de irmãos que se reúne em sua própria casa. A luta desse servo do Senhor e de sua família é muito grande. As lagrimas, confesso, não puderam ser contidas, quando tomei conhecimento da história da vida e da luta dele em favor da pregação da Palavra de Deus.
Khaled tem sido perseguido pelos católicos ortodoxos de forma dramática. Seu nome chegou ser pixado em muros da cidade pedindo para ele ir embora. Cada casa que ele aluga, logo o proprietário pede para ele sair. Aí, quando o trabalho está começando se desenvolver, as pessoas vindas, ele é forçado sair, mudar-se com sua família. Aí começa tudo novamente. Um tremendo desgaste. Mas ele está firme, com determinação e realizando um trabalho de fé e de perseverança. Compungido pelo Espírito Santo, encomendo sua vida e dos seus às orações dos amados irmãos.
De Telheskof fomos para Erbil, capital do Kurdistão. Lá encontramos o Claudio e sua família. Esses irmãos estão no Iraque para o trabalho missionário. Nos receberam com muito carinho em sua casa e muito nos ajudaram em Erbil. Nesta cidade, meus amados irmãos, o Espírito Santo nos permitiu confortar e animar os corações desta amada família.
Foi em Erbil, pela graça indescritível do Senhor Jesus, conseguimos terminar, com bênçãos e muitas vitórias pela causa do Evangelho, nossa missão no Iraque. Deus foi conosco, nos guiou, protegeu, abençoou, capacitou e multiplicou para o Seu santo Reino.
Folgo que as orações dos amados irmãos tenham sido respondidas e cumprimos cabalmente nossa missão na terra que outrora, entre o Tigre e o Eufrates, serviu de berço para a humanidade nascente.
Fomos do Iraque para Beirute no Líbano, de onde partimos para o extremo sul do país, bem perto de Israel, aos pés do Hermon, onde o Senhor, uma vez mais, ordenou a bênção. Muitas maravilhas aconteceram ao redor do Monte Hermon. Eu, pela misericórdia e pelo favor do Deus altíssimo, terei oportunidade de relatar vocês, não o farei, porém, pela escrita, mas estando já entre os irmãos, comunicando com vocês da alegria e do amor que nos fez apenas um em Cristo, pelos laços e pelos vínculos do ministério santo.
Quando os irmãos estiverem lendo esta carta, com a permissão de Deus, sem a qual nada pode acontecer, eu já estarei com vocês.
Que a graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que o amor de Deus o nosso Pai e as doces consolações do Espírito santo, sejam os amados irmãos agora e para todo o sempre. Amém.
Lécio, feito para a obra do Deus vivo.
Seu Pastor.