III Epístola Missionária

Lécio, escravo de Cristo Jesus, cada dia mais jungido aos ideais supremos da vocação santa, comprometido com o Evangelho do Reino e pleno da graça e das misericórdias do nosso supremo Senhor, o Deus vivo e todo poderoso, que prevalece e governa pelos séculos dos séculos. Aos crentes irmanados na congregação dos redimidos pelo Senhor Jesus Cristo, congregados na Igreja Batista Dois de Julho.
Graça e paz amados irmãos. A saudade por pouco me consome o coração. Não que esteja por tanto tempo separado dos irmãos, mas sim porque estando tão longe e vivenciando uma realidade tão distante da nossa aí no Brasil, sinto às vezes um aperto de intensa saudade no coração e, não raro, vou às lágrimas.
De fato meus irmãos, como pela fé antevia e lhes escrevi, conseguimos entrar no Iraque, pela cidade de Erbil, no Norte do país. Viajamos num avião de carga por uma hora e meia até chegarmos Erbil. Embora ao sairmos do Líbano Satanás tenha tentado uma vez mais molestar-nos, por causa do carimbo de Israel no passaporte de um dos servos do Senhor que conosco viaja, mais uma vez também aprouve ao Senhor, o Rei de toda a glória, envergonhar o nosso inimigo de forma que entramos no Iraque sem impedimento algum.
Meus irmãos, ao desembarcarmos em Erbil, Deus enviou ao nosso encontro um de seus anjos. Exaltado e glorificado seja para o nome do Senhor Jesus Cristo! Um homem com uniforme da polícia alfandegária iraquiana, sem conhecer-nos se aproximou, nos cumprimentou, perguntou quem éramos. Respondemos-lhe que éramos todos brasileiros. Então ele sorriu para nós, nos organizou em filas separadas e autorizou a nossa entrada. Alegrem-se com o meu espírito!
Deus é maravilhoso, opera milagres e maravilhas no céu e na terra. Meus irmãos amados ajudem-nos a glorificar nome do Senhor nosso Deus! Saibam ainda que o mesmo Deus que está operando miraculosamente aqui no Iraque, há cuidar de cada um dos amados irmãos e suprir-lhes todas as necessidades.
De Erbil fomos para a cidade de Duhok. Nada menos que 14 barragens com policiais curdos, do exército treinado pelos americanos que, a partir do Norte, tomaram todo o país. Eles nos interrogavam, pediam nossos documentos e depois nos liberavam. Muita tensão até que chegamos a Duhok, uma cidade muito bonita e livre dos problemas que assolam o restante do país em termos de terrorismos e extremismos. Típica cidade dos tempos bíblicos, um vale totalmente cercado por montanhas.
Nesta cidade nos encontramos com irmãos da Romênia, Libano, Iraque, e EUA. Foi um Retiro Espiritual onde ministramos a Palavra do Senhor. Foi marcante, foi maravilhoso!
Cada irmão iraquiano é um tesouro de experiências com Deus. Viemos abençoar, edificar e servir, mas estamos sendo tremendamente abençoados. Temos conversado com muitos irmãos e obreiros e tentado consolar e abençoar. Temos pregado a Palavra e procurado discípula-los no tempo que temos.
Aqui também temos nos encontrado com as autoridades da cidade, bem como com obreiros nossos que atuam aqui. São iraquianos mantidos pelas igrejas batistas brasileiras na obra de evangelização do Iraque. Deus tem feito maravilhas através desses encontros. O governador da cidade nos disse de sua luta pela libertação de Duhok e de todo o norte do Iraque e assim também todo o país, da ação dos extremistas e fundamentalistas religiosos. Testemunhamos um verdadeiro milagre nessas declarações do governado. Ele ficou muito feliz conosco e o secretário de comunicações, que é também vice-governador, nos convidou para um almoço. Louvado seja Deus, pois caímos na graça de todo o povo.
Aqui em Duhok, além de pregações, conversas edificantes e distribuição de orações, conforto e graça, realizamos batismos de iraquianos. São tantas as experiências, que não cabem aqui nesta epístola. Mas folgo em terminar esta contando sobre um irmão nosso em Cristo Jesus, que foi resgatado para o Evangelho de Jesus Cristo, tendo sido arrancado do satanismo. Ele era adorador de satanás. Há aqui perto, um centro de satanismo, inclusive com vários templos dedicados ao culto ao diabo. Este irmão era do satanismo, mas foi pelo único poder que vence o príncipe das trevas, o do Senhor Jesus. Amada igreja, tivemos a alegria e o contentamento espiritual de batizar este irmão que era do reino das trevas e agora pertence ao Reino da luz. Aleluia!
Igreja amada, creia que você está aqui no Iraque, abençoando, edificando, nutrindo, batizando e ganhando vidas, através desta vida simples e limitada do seu pastor, que foi separado para o Evangelho.
Permitindo Deus ainda escreverei mais para vocês, queridas ovelhas do rebanho que o Senhor, supremos pastor das ovelhas, me confiou.
Graça e paz!

Lécio, servo de Deus, vivendo para Evangelho da graça.