Essa tal pobreza d´alma…

“Pobre de quem acredita na glória e no dinheiro para ser feliz” Dorival Caymmi
O verso acima traz as últimas palavras de uma das músicas mais famosas, de um dos maiores e mais queridos compositores baianos de todos os tempos, falecido no Rio de Janeiro no último dia 16, aos 94 anos: Dorival Caymmi.

A música “Saudade da Bahia” é a fala tardia de um filho que deixou sua terra em busca de sucesso e prosperidade, amargando sofrimento e constatando a sua pobreza de alma em crer que a felicidade demandava da glória e do dinheiro. O filho lamenta não ter dado ouvidos à mãe, enveredando-se na construção de um sonho num mundo feito de maldade e ilusão. É, pelo que penso, um poema autobiográfico.
Muita gente acredita na mesma ladainha falaciosa e vive em busca de felicidade, percorrendo a mesma estrada proclamada pobre e ilusória pelo compositor baiano apaixonado pelo Rio de Janeiro.
Caymmi não inventou a roda. Mesmo que não tenha sido do seu saber, as últimas palavras da sua poesia musicada e cantada pelo Brasil afora, quase constituem uma versão contemporânea das palavras de Jesus Cristo: “… a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” ( Lucas 12:15b – RA ).
A Bahia e o Brasil perderam muito com a morte deste extraordinário artista. Perde mais ainda, e até a própria vida, quem não ouve o alerta das palavras de Cristo, mesmo na roupagem poética de Caymmi. Perde muito quem se deixa vitimar por essa tal pobreza d´alma…

Reflita!