Enfrentando Desafios Novos com Valores Antigos

“Os desafios podem ser novos, os instrumentos com os quais vamos enfrentá-los podem ser novos; mas esses valores dos quais o nosso sucesso depende: honestidade e trabalho árduo, coragem, tolerância e curiosidade, lealdade e patriotismo, isso tudo é antigo, isso tudo é verdadeiro, isso tudo tem sido a força do progresso através da nossa história. O que é exigido, então, é um retorno a essas verdades.”
( Barack Obama, 44º. Presidente dos EUA )

O mundo assistiu no último dia 20 de janeiro a posse do 44º Presidente dos Estados Unidos da América do Norte, Barack Hussein Obama. O foco de toda a cerimônia de posse, como também toda expectativa, voltaram-se para o discurso do novo presidente. Pois as primeiras palavras do presidente haveriam de pontuar as crenças, a visão da realidade e metodologia de trabalho e funcionamento do exercício do poder a partir da Casa Branca.
Em pouco mais de 20 minutos, Barack Obama colocou o dedo no ponto nevrálgico de todo contexto de crise que marca o nosso tempo: o afastamento dos valores antigos, verdadeiros e determinantes do progresso histórico. Ficou claro que a única forma de assegurar a “volta por cima” na história de hoje e assegurar a felicidade do amanhã, é uma volta aos valores de ontem.
Talvez precisemos, como batistas brasileiros, fazer a mesma reflexão. Talvez seja este o momento na nossa história quando devamos encarar a realidade que tem sustentado o inegável contexto de crise que identifica o nosso momento histórico: Mergulhamos nessa crise que afeta a educação religiosa e a educação teológica, que perpassa as instituições e os esforços de natureza missionária e social; exatamente porque talvez tenhamos nos afastado de valores, princípios e até de doutrinas que sempre nos caracterizaram como batistas ao longo de uma história mais que centenária no Brasil.
Precisamos, então, entender que os desafios são novos e que, portanto, exigem a utilização de metodologias, ferramentas e estratégicas novas para o seu enfrentamento; mas tudo motivado, sustentado e amparado pelos mesmos valores que impulsionaram a igreja de Jesus desde o primeiro século. Olhando-os tanto em seu desdobramento ético-moral, quanto em sua repercussão teológica, missiológica e eclesiástica. Também aqui possivelmente nos identifiquemos com as palavras de Obama, pois realmente “Não há nada tão satisfatório para o nosso espírito e que defina o nosso caráter quanto dar tudo de nós nesta tarefa difícil”.
A Palavra de Deus sempre nos orientou na mesma direção, propondo uma atitude séria, responsável e de compromisso para com Deus hoje, a fim de assegurar prosperidade e bênção amanhã; “Santificai-vos porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.” ( Josué:3:5 ).

Apropriemo-nos da exigência de enfrentarmos os desafios de hoje protegidos e orientados pelos valores e princípios eternos da Palavra de Deus.