Contagem regressiva… Da euforia da ilusão à ilusão do efêmero

O novo ano está ás portas! dez, nove, oito, sete… três, dois, um, Chegou!!!! E o homem tem a ilusória sensação que o novo ano chegou logo após a sua contagem regressiva. É um falso sentimento de estar no controle.

Mas a grande verdade é que não são os dias, horas, minutos ou segundos que antecedem um evento que importam. A questão são os segundos, minutos, horas, dias e meses que sucedem um grande evento, isso sim é de fato relevante!
Se a ansiedade de antes não se converter em oração, suor, compromisso, engajamento e contribuição após, tudo não terá passado de ilusão.
Na realidade, existe hoje uma grande crise de compromisso nas igrejas. Muita festa, muito ôba-ôba, mas na hora de pegar firme no trabalho, poucos são os engajados. A multidão densa reluta com todas as suas força em migrar para o núcleo. De um lado está a acomodação e, de outro, a secularização.
A acomodação consiste em fazer da expectativa um fim em si mesmo. Assim, o que importa é curtir o momento da chegada do evento, ou mesmo os momentos que o antecedem. O evento em sim, pouco vale. Depois dele, “tudo como dantes no quartel de Abrantes”. Ou seja, não existe na verdade um desejo de envolvimento na construção de uma nova história, só há a pseudo alegria, euforia efêmera de quem vive apenas um momento na ribalta sem qualquer compromisso com o horizonte.
A secularização está estampada nos valores verdadeiros dos que fazem coro com a contagem regressiva. É a crença antiga e gasta de que novas histórias se sucedem mutuamente como num reinaugurar perene e inútil de todas as coisas. Valores untados no mundanismo que celebra o efêmero e aplaude o episódico, mas que é incapaz de valorizar o que permanece e o quem tem fundamento.
Está chegando o dia do casamento! 10, 9, 8, 7… Está chegando o dia da formatura! 10, 9, 8, 7… Está chegando o novo líder! 10, 9, 8, 7… Um novo presidente vai ser empossado! 10, 8, 8, 7…
E depois?
Depois é aguardar uma nova oportunidade para iniciar outra contagem regressiva.
Interessante que Jesus não revelou o dia e a hora de sua vinda… Assim ninguém vai poder fazer contagem regressiva. Sabemos pela Palavra que a relevância do dia da vinda do Senhor está exatamente no que virá depois: Perdição eterna ou salvação eterna!
No que virá depois de cada contagem regressiva deveria ser o foco de todos, em especial dos que se deixam embalar por ela…
O novo ano está aí, o casamento aconteceu, o novo presidente tomou posse, a formatura foi linda, o novo líder chegou!
E agora?


por Lécio Dornas