BOA NOITE - Cartilha de vida que vale a pena - Respeito

Respeitar uma pessoa é ter deferência ou consideração para com ela. Simplesmente impossível pensar em um relacionamento saudável, qualquer que seja, sem que haja respeito. Mas, por incrível que pareça, o que falta em muitos relacionamentos é exatamente o respeito. Logo, a saúde de muitos relacionamentos está comprometida precisamente por ausência de consideração.

O que se vê facilmente hoje são filhos que não respeitam nem os país nem os irmãos, pelo fato de conviverem com pais que não se respeitam. A convivência de crianças num lar em cujo ambiente impera o desrespeito entre os pais, influencia a formação do caráter e da personalidade delas com tendência ao desrespeito e seus naturais desdobramentos, podem variar da indiferença á agressividade verbal e até física. Ou seja, a falta de consideração pode chegar ao desatino da violência.
Por outro lado, onde há respeito as relações se sustentam, a convivência segura e prazerosa, o ambiente é gerador de paz e harmonia.
Mas… O que, a final de contas, na prática, eu preciso fazer para respeitar as pessoas que me rodeiam?
Preciso ter deferência com as vidas das pessoas, com suas idéias, pensamentos, opiniões, pontos de vista, posturas… Até em seus erros as pessoas precisam ser respeitadas, pois devem ser merecedoras do crédito de que, embora tenham errado, o fizeram sem dolo.
O respeito nos faz enxergar limites que, mesmo não explicitados, existem; nos permite ver áreas da vida do outro, que muito o constrangeria se eu ousássemos nelas tocar; o respeito nos faz mais sensíveis e zelosos do outro, nos faz pesar nele em primeiro lugar.
 Viver uma vida onde o respeito é cultivado vale a pena!
BOA NOITE!

Lécio Dornas